Você pode conhecer os homens se observando-os do lado de fora, é possível transferir sua alma para eles “.

S. Weil

Esta seção reúne contribuições que tratam Do Homem, da Cultura e do Relacionamento. Considerando a instância contemporânea da crise do ser humano, visível na falta paradoxal de suas definições compartilhadas a que contrasta uma multiplicação cada vez mais marcada de suas manifestações plurais e fragmentadas, o objetivo é levar a questão antropológica de volta ao centro de investigação, levantando uma questão complexa e abrangente sobre o ser humano em questão. As contribuições propõem diferentes perspectivas para reconstruir o tema da dignidade do der humano, investigado de forma interdisciplinar pela sua ressonância ética, educacional, evolutiva, científica, política e econômica. Portanto, o principal objetivo é promover um diálogo “multi-voz” sobre o Homem e sobre o problema da base da Intersubjetividade.

O ponto de vista filosófico leva a uma profunda revisão do conceito de humanismo, tema atualmente de um debate cada vez mais amplo e generalizado. A abordagem psicológica centra-se no papel das relações interpessoais no autodesenvolvimento do Eu, considerando as diferentes fases do ciclo de vida e a influência dos determinantes culturais. Um outro contributo é fornecido do ponto de vista científico-tecnológico que questiona o papel e definição de humano no campo das inovações tecnológicas e novos paradigmas científicos. Finalmente, uma consideração econômica e política aborda os três temas, Homem Cultura e Relação, enquadrando-os na esfera das práxis. As questões relativas ao contexto comunitário, social e cultural são assim focadas.

É neste horizonte que a colaboração de Stromata com o Centro Interdepartamental de Pesquisa sobre Homem, Cultura e Relação (Centro Internacional de Pesquisa do Ser Humano) está inscrita. Constituída no Departamento de Filosofia, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Educação (FISSUF) da Universidade de Perugia, é o resultado da colaboração de quatro universidades e institutos universitários, que definem tantas Unidades do Centro. São eles: o Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Humanas e Educacionais da Universidade de Perugia, a Universidade Católica de Lyon, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o Instituto Universitário Sophia de Loppiano.

Regulamento
Modelo A
Modelo B
Modelo C
Modelo D